As interrupções de funcionamento – sejam elas planejadas ou não – que não são gerenciadas com eficácia, custam muito caro. As receitas, vendas perdidas e os contratos de nível de serviço não cumpridos, podem ter um impacto financeiro devastador. Os relacionamentos prejudicados com parceiros e cadeias de suprimentos podem atrasar o time-to-market, devastar iniciativas importantes e enfraquecer a vantagem competitiva.

Uma resposta inadequada pode prejudicar a imagem pública da empresa e a confiança de seus clientes e investidores. Depois de uma interrupção, as pessoas podem achar difícil recuperar toda a sua produtividade em razão dos dados perdidos e projetos interrompidos.

Para o departamento de TI, a recuperação de uma interrupção na empresa pode ser um processo complexo e demorado:

– Trazer o datacenter de volta online e restaurar todos os dados perdidos

– Substituir dispositivos perdidos ou danificados e assegurar que cada dispositivo execute o software exigido pelo usuário

– Provisionar e configurar aplicativos

Um plano eficaz de continuidade de negócios simplifica e acelera muito este processo. Ajuda a equipe de TI a restaurar, manter os serviços e colocar as pessoas de volta ao trabalho o mais rápido possível. Para os eventos que são avisados antecipadamente, como uma mudança de escritório ou emergência climática, a organização pode até evitar que o trabalho seja interrompido.

A essência da continuidade de negócios consiste em minimizar o impacto das interrupções para o usuário final e os recursos de datacenter com o qual eles contam. Antigamente, as organizações precisavam recorrer a métodos e locais de trabalho alternativos em tais situações, forçando as pessoas a se adaptarem a modos desconhecidos de trabalho, ao mesmo tempo em que precisavam lidar com a tensão e a incerteza do evento ocorrido. Hoje, no entanto, existem serviços e soluções que abastecem esse requerimento de forma prática, eficiente e profissional.