© 2016

0800 900 9000 - Televendas

contato@lcs.com.br

Tecnologia ajuda COCAMAR a bater recorde no processamento de soja

"O problema de indisponibilidade de aplicativos terminou em março de 2008 com a última colheita, quando foi concluída a adoção do Citrix XenApp. Ninguém reclamou, porque o sistema não teve falha em nenhum momento durante o processo."

Alair Zago, CIO da Cocamar Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1963, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial é uma das cooperativas agrícolas mais importantes do Brasil. Ela possui bases em Maringá - Paraná, e opera uma rede de armazéns em 30 municípios das regiões norte e noroeste do estado. O

 

Faturamento total da Cocamar em 2007 atingiu R$ 1,1 bilhão, 25% a mais do que em 2006, impulsionado pela expansão em commodities recebidos. A soja, por exemplo, atingiu a cifra recorde de 700.000 toneladas.

 

Também foi um ano recorde para o processamento de soja no complexo industrial: 870.000 toneladas. A Cocamar, com seus 6.700 membros, sendo cerca de 70% produtores de pequena escala, está presente em corredores de supermercados em várias regiões do Brasil, com soja, milho, girassol e canola; cafés torrado e moído; cafés gourmet e cappuccinos; bebidas de soja bebidas à base de sucos, frutas e néctares, álcool para uso doméstico em líquido e gel; formas de farinha de trigo; e açúcar cristal.

 

O Desafio: uma logística mais eficiente direcionada para negócios

Como a colheita dos membros da Cocamar cresceu, a demanda por logísticas mais eficientes também aumentou proporcionalmente. Instabilidade da rede ou mau funcionamento do PC resultaram em paradas não programadas da gestão da cadeia de suprimentos e também da gestão de negócios, bem como alguns aplicativos (com base na Web e outros baseados em Windows® executados no servidor local). Esta questão de logística ineficiente aumentou o tempo de espera dos produtores nos armazéns e caminhões para descarregamento da safra. A Indisponibilidade de aplicativos também causou uma queda na produtividade da empresa e insatisfação entre os cooperados. Estes elementos impactaram negativamente na linha de fundo dos cooperados, uma vez que os membros são livres para vender suas mercadorias à qualquer empresa e não necessariamente para a Cocamar.

Além disso, a gestão operacional consumiu 70% do tempo e dos recursos do departamento de TI, minando os esforços para atender às demandas do negócio. "Precisávamos de um esforço incrível por parte de nossa equipe para manter a infraestrutura tecnológica e os investimentos existentes ", destacou Alair Zago, CIO da Cocamar.

Implementação de uma infraestrutura de entrega de aplicativos da Citrix

 

A fim de tornar suas operações mais eficientes e com menor custo, a Cocamar implementou o Citrix XenApp™, para entrega de aplicativos virtualizados, e o Citrix Access Gateway™ para proporcionar segurança nos acessos a partir de aparelhos remotos. O projeto foi planejado e executado pela LCS, parceira Platinum da Citrix. Hoje, cerca de 1.000 funcionários de toda a empresa estão utilizando aplicativos virtualizados e entregues via XenApp. Entre os colaboradores que foram beneficiados com a implementação, estão funcionários dos armazéns - responsáveis pela inserção da quantidade de cereais fornecidos, no sistema; além de produtores e o preço de mercado dos produtos - bem como agrônomos e pessoal administrativo. Entre os aplicativos disponíveis estão o Microsoft® Internet Explorer® e Microsoft ® Office. Os equipamentos de informática da cooperativa são padronizados; tanto nos armazéns quanto nas fábricas eles utilizam thin clients; em alguns escritórios e oficinas são utilizados PCs; para a equipe de gestão, notebooks, e para os agrônomos que apoiam os produtores, os handhelds.

 

Tempo de inatividade do aplicativo: Zero

Sistema inativo já não representa mais um problema logístico para a Cocamar. "A cada ano, os gestores que administram os armazéns entravam em contato com a sede para reclamar sobre suas experiências ruins com os aplicativos, que causavam atrasos nas linhas de caminhões, perda de produtividade, e redução da coleta de grãos", afirmou Zago. "O problema de indisponibilidade de aplicativos terminou em março de 2008 com a última colheita, quando foi concluída a adoção do Citrix XenApp. Ninguém reclamou, porque o sistema não ficou inativo em nenhum momento durante o processo."

 

Uma das consequências positivas de negócios com a adoção do Citrix XenApp, é que um produtor ganha mais tempo para fazer um maior número de viagens com o mesmo caminhão, aumentando o volume de mercadorias entregues. Zago ressaltou que ter mão de obra qualificada é essencial para o desempenho da Cocamar, bem como de ferramentas apropriadas que abrangem a gestão de sistema da cadeia de suprimentos, que estão parte na web, parte no servidor. "Se os aplicativos pararem, o negócio pára. A Infraestrutura Citrix de Entrega de Aplicativos permite alta disponibilidade, que é um dos aspectos que definem a Cocamar, além de possibilitar o ganho da premiação de Citrix Innovation Award 2008".

TI passa a concentrar 70% do tempo e dos recursos em demandas de negócios

Hoje, a equipe de tecnologia da informação da Cocamar dedica 70% do seu tempo e orçamento para atender as necessidades da cooperativa de negócios; e sua equipe está mais focada em melhorar soluções corporativas internamente, tais como softwares de gestão empresarial e sistemas de gerenciamento da cadeia. "Com a implementação de uma robusta infraestrutura de entrega, centralizado nos aplicativos, fomos capazes de virar a nossa atenção para o que realmente importa para a nossa função de TI: Contribuir para os nossos cooperados, e contribuir para o negócio".

 

O uso do monitoramento de desempenho dos aplicativos a partir do ponto de vista do usuário, incluído no XenApp, e mantido pelo Citrix® EdgeSight®, foi particularmente positivo para a Cocamar. "Agora não sabemos de nenhuma falha na rede ou nos dispositivos. Os dados fornecidos pelo sistema Citrix servem como base para o planejamento tecnológico dos cooperados, permitindo-nos identificar a melhor época de renovação tecnológica", concluiu.

 

Mobilidade com segurança para agrônomos e executivos

 

O Citrix Access Gateway VPN SSL adiciona uma camada extra de segurança para a transmissão de dados e arquivos através da rede corporativa. Executivos e engenheiros agrônomos podem utilizar com segurança as aplicações entregues via Citrix Access Gateway onde quer que estejam, seja no aeroporto, em casa com um notebook ou no campo através de smartphone.

 

A Cocamar agora pode aproveitar as muitas oportunidades de crescimento disponíveis em seu mercado global expandido. Com a forte demanda da Ásia e outros mercados para suas culturas e produtos industrializados, a Cocamar está olhando para o comércio internacional almejando-o em seu futuro. "As soluções da Citrix nos permitiram chegar a um novo nível de produtividade e comunicação, fornecendo uma base para o nosso negócio que fez de nós um competidor formidável no cenário da agricultura mundial", disse Zago.

Baixe o PDF